Nota Técnica sobre a padronização das terminologias, das regras de negócio para registro dos imunobiológicos

20/10/2024

NOTA INFORMATIVA Nº 18/2023-DPNI/SVSA/MS , trata da padronização das terminologias, das regras de negócio para registro dos imunobiológicos (vacinas, soros hiperimunes, imunoglobulinas e diluentes) nos sistemas de informação e, regras de negócio das coberturas vacinais.

A padronização das terminologias, das regras de negócio de registros nos sistemas de informação, das doses administradas dos imunobiológicos especificados e das regras de negócio das coberturas vacinais faz-se necessária para promover a excelência na gestão dos sistemas de informação de registros de imunobiológicos que interoperam com a RNDS. Estas ações articulam com a integração de serviços de saúde, em especial da vigilância em saúde, a fim de potencializar ações e responder às necessidades de saúde da população em tempo oportuno.


A qualidade dos dados é um componente importante para gestão do PNI, desde o momento em que eles são gerados até o uso para produzir e divulgar a informação. No contexto da vigilância das coberturas vacinais, é primordial o papel do município como executor das ações de vacinação e de registro das doses aplicadas, em especial na sala de vacina, o ponto inicial para a produção da informação com qualidade.


O registro adequado dos imunobiológicos e disseminação dos indicadores é fundamental
para que a informação seja uma ferramenta de tomada de decisão e desencadeamento do processo de
informação-decisão-ação. É preciso avaliar rotineiramente a qualidade dos registros e da disseminação da
informação, para a tomada de decisão mais assertiva.

Veja abaixo nota técnica e anexos:

Por assessoria de comunicação do COSEMS/MA