Alerta aos serviços de saúde do Maranhão quanto à prevenção da coqueluche
18/09/2023
Considerando que no dia 10 de agosto de 2023, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do
Ministério da Saúde informou aos CIEVS estaduais sobre a ocorrência de surto de coqueluche na
Bolívia.
Considerando a circulação dos vírus respiratórios ocasionando casos de Síndrome Gripal , o Centro de Informações Estratégica em Vigilância em Saúde do Maranhão – CIEVS/MA alerta para as infecções do trato respiratório, em especial a coqueluche, visto o atual cenário de baixa adesão a vacinação e por consequência, diminuição da cobertura vacinal no estado, como em todo país, com risco de ocorrência de surto ou epidemia.
Caso suspeito
Indivíduo que apresente tosse de qualquer tipo, há dez dias ou mais, associada a um ou mais dos seguintes sintomas: tosse paroxística, tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas (cinco a dez), em uma única expiração, guincho inspiratório, vômitos pós-tosse, cianose, apneia e engasgo. Além disso, acrescenta-se à condição de caso suspeito todo indivíduo que apresente tosse, em qualquer período, com história de contato próximo com caso confirmado de coqueluche pelo critério laboratorial.
Recomendações
Nesse momento, faz-se necessário a articulação entre as áreas de vigilância epidemiológica, laboratório, imunização, assistência farmacêutica, atenção à saúde e saúde indígena para fortalecimento das medidas de prevenção e controle de casos e surtos da coqueluche, para tanto recomenda-se:
- À área técnica da SES/MA:
Divulgar aos serviços de saúde orientações sobre a coqueluche.
IMPORTANTE!
Comunicar imediatamente (em até 24 horas) o serviço de vigilância do município de ocorrência do agravo, pelo meio mais rápido (telefone, e-mail, outros).
Telefones úteis:
Área Técnica – Departamento de Epidemiologia (Vigilância da coqueluche) (98) 3194 6251 CIEVS/MA (98) 3194 6207/ (98) 991352692 (plantão).
Veja abaixo a Nota Técnica