Lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação

12/08/2023

O Secretário Geral do COSEMS/MA, Thiago Santos, participou neste sábado (12), do lançamento da Campanha de Multivacinação, para atualização do calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade.

No Maranhão, a campanha segue até o dia 26 de agosto e incentiva a vacinação com imunizantes contra Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite Oral, contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV); tétano e a difteria (DT), Febre Amarela, Influenza; Hepatite A; Pentavalente; Vacina Tríplice (DTP) Contra Difteria/Tétano/Coqueluche; Poliomielite; Rotavírus Humano; Pneumocócica; Meningocócica C; Meningocócica ACWY; e Varicela.

Com a abertura da etapa nacional, todos os imunizantes previstos no calendário para esta faixa etária estarão disponíveis ao público nos locais e horários informados por cada município.

“O COSEMS/MA reforça junto aos 217 municípios o compromisso com a campanha de multivacinação. Vamos juntos aumentar a cobertura vacinal do Maranhão”, enfatizaThiago Santos.

Microplanejamento:

As ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. 

Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas. Entre as estratégias que podem ser adotadas com a estratégia de microplanejamento pelos municípios, estão a realização do “Dia D” de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com serviço de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas. 

Movimento Nacional pela Vacinação

A iniciativa abre mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Governo Federal, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país. 

O Movimento Nacional pela Vacinação tem o objetivo de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e da cultura de vacinação do país. A iniciativa é considerada um grande movimento, com diversos atores da sociedade. A ação inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023. 

Veja aqui a galeria de fotos

Por assessoria de comunicação do COSEMS/MA