Nota Técnica sobre a atualização do público alvo da estratégia de vacinação contra a Mpox

15/06/2023

A Nota Técnica Nº 49/2023-CGICI/DPNI/SVSA/MS, trata-se da atualização do público alvo da estratégia de vacinação contra a Mpox na profilaxia pré e pós-exposição e orientação de vacinação para indivíduos em situação de profilaxia préexposição ao HIV (PrEP), publicado pela Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização, do Departamento de Imunização da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde (CGICI/DIMU/SVSA/MS), em 06 de março de 2023.

Pessoas vivendo com HIV:

Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgéneros, travestis e mulheres transexuais com idade igual ou superior a 18 anos podem receber a vacina Mpox independente do status imunológico identificado pela contagem de linfócitos TCD4.

Indivíduos em Situação de PrEP :

Uma vez que haja vacinas Mpox em estoque na rede de frio estadual/municipal sem indicação para utilização em PVHA, podem ser indicadas para pessoas na estratégia PrEP nas unidades de saúde municipais de vacinação.

Cabe esclarecer que a vacinação tem indicação de duas doses para completar o esquema vacina, portanto, os serviços de vacinação deverão se organizar, com o intuito de garantir o esquema completo às pessoas da população-alvo da ação.

Conhecida a relevância da vacinação contra a monkeypox nos grupos mais vulneráveis à
gravidade, recomenda-se a intensificação das ações para o cumprimento das orientações estabelecidas e
atualizações quanto a Vacinação Contra a Mpox.

Veja abaixo a Nota Técnica

Por assessoria de comunicação do COSEMS/MA