Perfil Epidemiológico da covid-19 em crianças e adolescentes no Brasil

14/03/2022

NOTA TÉCNICA Nº 25/2022-DEIDT/SVS/MS que trata Perfil Epidemiológico da covid-19 em crianças e adolescentes no Brasil e importância das medidas de prevenção e controle da doença, em especial a vacinação dessa população.

As informações apresentadas na Nota reforçam que, apesar de proporcionalmente as crianças e adolescentes apresentarem menores riscos de complicações pela covid-19, quando comparado aos adultos, estas não estão isentas de desenvolver as formas graves da doença. 

Em números absolutos, a carga da covid-19 nessa faixa etária é significativa, principalmente quando comparada a outras doenças infectocontagiosas imunopreveníveis, tendo em vista que já foram hospitalizados mais de 40 mil casos e registrados mais de 2 mil óbitos devido às complicações da covid-19 nesta população.   

Ademais, negligenciar medidas preventivas a esta população pode ocasionar o crescimento no número de casos da doença nestas faixas etárias, que como apresentado, pode ser percentualmente maior que em adultos e idosos. Isso pode implicar em um aumento de casos graves e de eventos pós-covid, como a SIM-P. 

Ressalta-se que as medidas de prevenção e controle da covid-19 devem ser reforçadas em crianças e adolescentes para protegê-los das formas graves da doença e amenizar a propagação do SARS-CoV-2 na população em geral. Além das medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras, distanciamento físico, etiqueta respiratória e higiene das mãos, é extremamente importante que os indivíduos acima de 5 anos sejam vacinados contra a covid-19 de forma a minimizar os efeitos da pandemia nesse grupo etário visando, inclusive, a manutenção segura das atividades escolares presenciais, essencial para esse grupo populacional. 

Acesse abaixo a Nota Técnica:

Por assessoria de comunicação – COSEMS/MA