COSEMS/MA participa do Seminário de Saúde Materno-Infantil
O presidente do COSEMS/MA, Vinícius Araújo, participou, nesta segunda-feira (10), do Seminário de Saúde Materno-infantil “Nenhuma mãe a menos, nenhum bebê a menos, muitas vidas a mais”, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís.
O evento tratou das políticas públicas pertinentes à Saúde-Materna Infantil no Estado do Maranhão e teve o objetivo de criar um observatório de ações e formar profissionais já aptos para lidar com as necessidades de cada região.
Para o presidente do COSEMS/MA, é necessário investir e qualificar a Atenção Básica. “Começa na AB essa implementação de políticas para fortalecer a humanização do atendimento das gestantes, a melhoria da atenção pré-natal, assim como medidas de orientação e qualificação dos profissionais de saúde. Dessa forma, reduziremos esses índices, que são tão negativos e que demonstram uma ineficiência nessa AB”, destacou Vinícius Araújo.
No evento foram tratados temas de Combate à mortalidade materna, infantil e fetal, à sífilis congênita e à violência obstétrica. Para promotora de justiça, Ilma Paiva, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAOp-Saúde), é muito importante a presença dos secretários municipais de saúde e seus coordenadores de Atenção Básica para discutir essa temática em um espaço onde o Ministério Público e demais instituições interessadas possam participar. “Ultimamente temos visto um crescimento de mortalidade materno-infantil e também o recrudescimento de doenças que já tínhamos uma série histórica de queda, como a sífilis congênita. Então, estar com esses profissionais hoje, é uma possibilidade de dialogar estratégias que estão sendo utilizadas nos municípios, adequando e repensando interinstitucionalmente esses métodos para que possamos impactar positivamente o SUS”, explicou.
O seminário foi voltado para gestores municipais e regionais, coordenadores de atenção básica, promotores e procuradores de justiça.
Por: assessoria de comunicação COSEMS/MA