Abertura do curso de aperfeiçoamento de Gerência de Unidades Básicas de Saúde

Nesta sexta-feira (09), a 3º turma do curso de aperfeiçoamento de Gerência de Unidades Básicas de Saúde participou da capacitação presencial no departamento de Saúde Pública, realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com modalidade semipresencial, dividida em três (03) encontros, a capacitação visa instrumentalizar o gerente para aprimorar o processo de trabalho das equipes e contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços na Atenção Básica (AB). Contribuindo, ainda, com a organização das Redes de Atenção à Saúde, por intermédio de ferramentas práticas que auxiliam no dia-a-dia da Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com duração de seis meses para profissionais que atuam na atenção básica na função de gerência da clínica e do cuidado em saúde, o curso tem a carga horária total é de 180 horas, sendo 48 horas presenciais, tendo como tutora a enfermeira, Elzimar Palhano.

Na abertura, o encontrou contou com a participação do Ministério da Saúde – MS (Rosa Barestello); Atenção Primária à Saúde (APS) – SES/MA (Eric) e a superintendente de Atenção Primária à Saúde – APS (Joelma Veras).

A Atenção Básica (AB) proporciona melhores resultados para a população, garantindo o acesso universal e em tempo oportuno ao usuário, tendo como objetivo ofertar o maior escopo de ações possível visando a atenção integral. Comprovadamente, a AB atua na redução dos índices de mortalidade infantil, mortalidade precoce, por doenças cardiovasculares e diminui as internações. Além disso, aumenta a expectativa de vida, a precisão nos diagnósticos, adesão aos tratamentos indicados e promove a satisfação dos usuários do sistema.

Por: assessoria de comunicação COSEMS/MA

Galeria de Fotos