Maranhão tem recomendação do Ministério da Saúde para vacinação contra febre amarela

O Ministério da Saúde divulgou novo boletim nesta sexta-feira (31) e confirmou 574 casos de febre amarela no Brasil. Os dados foram contabilizados do dia 1º de dezembro até esta quinta-feira (30). A doença causou 187 mortes em 91 municípios do país.

De acordo com os novos dados, as secretarias estaduais e municipais de saúde receberam 1.987 notificações: registros de pessoas com sintomas, mas sem a confirmação. Desde o último boletim, o Ministério havia informado que está fazendo uma força tarefa para atualizar o status dos pacientes.

Na última sexta (31 de março), o Ministério informou que 487 casos ainda estão em investigação – 614 casos foram solucionados em relação ao último boletim, uma redução de mais de 50%. Desta forma, 82 casos a mais foram confirmados e o número de descartados passou de 511 no dia 23 de março para 926 nesta sexta-feira.

O Ministério da Saúde tem enviado doses extras da vacina contra a febre amarela aos estados que estão registrando casos suspeitos da doença, além de outros localizados na divisa com áreas que tenham notificado casos.

O esquema vacinal da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.

O Maranhão é um dos estados brasileiros que não possui casos confirmados de Febre Amarela há 22 anos, apesar de estar localizado em uma área endêmica da Febre Amarela. No estado, entre os anos 1973 a 1995, ocorreram 101 casos confirmados de febre amarela, com 19 óbitos.

A campanha de vacinação contra a febre amarela será intensificada na zona rural do estado do Maranhão. Nas cidades de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e Formosa da Serra Negra a campanha já foi iniciada.

Em Balsas, a 810 km de São Luís, a vacina contra a febre amarela está sendo oferecida em dias alternados em todos os Postos de Saúde.

O Departamento de Imunização de Balsas está orientando a população do município a levar a carteirinha aos postos para saber se realmente é necessária a vacinação. A vacina protege pelo o período de 10 anos. Quem vai viajar para os estados onde foram confirmados casos da doença recentemente devem ser imunizados.

A prioridade do Ministério da Saúde é vacinar as pessoas que residem em comunidades próximas a florestas onde o risco é considerado maior.