Mais Médicos: Técnicos se reúnem para organizar oficina loco-regional
Mais Médicos: Técnicos se reúnem para organizar oficina loco-regional
isalena
sab, 11/12/2016 – 18:39
Na tarde desta sexta-feira(06), na sala do programa Mais Médicos, na Casa do Trabalhador, representantes do Ministério da Saúde, COSEMS/MA, UFMA, UNASUS e Comissão de Coordenação Estadual da Secretaria Estadual de Saúde – estiveram reunidos para programar as oficinas Loco-regional, direcionadas para os profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos.
As Oficinas serão realizadas nas 19 regionais de saúde, e a primeira acontecerá na capital maranhense(região metropolitana), no dia 11 de março, no auditorio da Ufma. De acordo com Crystiane Oliveira, representante da referência descentralizada do Ministério da Saúde do Programa Mais Médico, apoiar o gestor na condução do programa, com foco na melhoria da atenção básica, é o principal objetivo das oficinas.
“Essas oficinas tem como finalidade tratar dos processos administrativos e dos papéis do Município e supervisores, além de oferecer aulas sobre territorialização e diagnóstico situacional”, informou Crystiane.
Para Maria do Carmo Lacerda Barbosa, representante do Curso de Medicina da Ufma, o Programa Mais Médico foi extremamente importante para o País, e para o Maranhão. “Tenho certeza que a participação desses profissionais já contribuiu para mudar a cara da nossa Atenção Primária. Sempre temos que melhorar, mas já aumentamos o acesso dos nossos usuários aos serviços e conseguimos muitas mudanças”, disse.
Atualmente, 633 médicos do Programa Mais Médico desenvolvem suas atividades no Maranhão, sendo que 570 desses profissionais são cubanos. Vale ressaltar que outros 129 profissionais já estão no Estado, e até o mês de março estarão reforçando o atendimento nos municípios maranhense.
Além da representante da UFMA e MS, também participou da reunião a apoiadora do COSEMS/MA – Célia Regina Diniz Castro, Katherine Marjorie (UNASUS), Sheila Farias e Graça Barros (CCE).