COSEMS/MA participa do 4º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde em Palmo/TO
COSEMS/MA participa do 4º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde em Palmo/TO
isalena
dom, 11/13/2016 – 10:08
Palmas, a mais nova capital do país, situada no coração do Brasil promove o 4º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins. COM O TEMA: “TRANSPARENCIA NA GESTÃO DO SUS E AS ESPECIFICIDADES NAS REGIÕES NORTE E NOREDESTE”, propõe discutir, avaliar e sugerir contribuições para fortalecer a Transparência na Gestão do SUS, “bem como nos posicionarmos enquanto regiões Norte e Nordeste acerca das políticas de saúde e sua construção e, por conseguinte dos rumos trilhados pelo SUS alicerçado nos seus princípios basilares”, assegura Vânio Rodrigues de Souza, Presidente COSEMS/TO.
O evento, realizado no Centro de Convenções Parque do Povo, entre os dias 18 a 20 de abril, o evento reúne Secretários de Saúde, trabalhadores e usuários do SUS são o principal alvo dos temas a serem desenvolvidos durante o congresso.
COSEMS/TO, OPAS Nacional e COSEMS dos estados do Maranhão, Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Amazonas e Amapá compõe a organização.
Palmas é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do Estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988. Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuía condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.
Palmas é a última cidade do século XX completamente planejada, já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país. O município caracteriza-se também por ter a melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios do norte brasileiro. O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990. Em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do Tocantins.
De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas, se tornando a capital com a maior taxa de crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
