Distribuição e uso da vacina penta (DTP/HB/Hib)

20/10/2023

O Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis – DPNI informa que a vacina DTP (vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis) em atendimento à demanda de 2023 foi adquirida via Organização-Pan Americana da Saúde – OPAS. No entanto, houveram atrasos nas entregas previstas para os meses de julho e agosto, chegando ao Brasil, somente, em setembro.

Tendo em vista tratar-se de um produto importado, o processo de liberação se torna moroso devido ao trâmite logístico, o qual inclui a necessidade de apreciação dos órgãos anuentes e de controle de qualidade. Desse modo, a fim de proporcionar a vacinação à população-alvo para este imunizante, conforme o Calendário Nacional de Vacinação da Criança (https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2023/calendarionacional-de-vacinacao-2023-crianca/), se faz necessária a adoção de estratégias alternativas de forma oportuna e temporária.


Assim, o DPNI recomenda a administração TEMPORÁRIA da vacina penta (DTP/HB/Hib) para atender a vacinação de ROTINA de crianças na faixa etária de 1 ano de idade a 6 anos 11 meses e 29 dias, nas doses de reforço (R1 ou R2), em substituição a vacina DTP

Por assessoria de comunicação