Realizada a III Mostra “Maranhão, aqui tem SUS”
08/05/2023

Realizada a III Mostra “Maranhão, aqui tem SUS”, nesta sexta-feira (05), na Assembleia Legislativa.
Dos 120 trabalhos inscritos, 88 experiências foram selecionadas para participar da Mostra, 32 municípios e 16 regiões de Saúde. Os projetos foram apresentados para uma banca especializada, formada por representantes de universidades públicas e particulares do Maranhão.
17 experiências foram selecionadas e certificadas e participarão da 18ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no mês de julho, em Goiânia-GO. Os 03 (três) primeiros colocados terão direito a passagens (São Luís – Goiânia) e hospedagem para participar do Congresso.
Para o presidente do COSEMS/MA, Frederico Lobato, essas experiências mostram o SUS que dá certo “São através de experiências como as apresentadas hoje, que conseguimos a garantia do direito à saúde para todos”, destaca.

A Mostra tem como objetivo propiciar o intercâmbio de experiências municipais e distritais bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS); estimular, fortalecer e divulgar as ações dos municípios do Maranhão que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde e dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal.
A autora do trabalho do município de São Francisco do Maranhão, selecionado em 1º lugar na Mostra, a enfermeira da Saúde da Família, Haylla Simone destacou a importância da mostra e da experiência. “A mostra foi incrível, nos deu um gás para continuar com nossos projetos de melhorias para o município. Não esperávamos ficar em primeiro, mas sabíamos que nosso trabalho tem uma relevância muito grande e que merecia ser compartilhada a nível nacional, já que se trata de uma experiência exitosa ancorada em ações que o governo do Estado proporciona para os municípios avançarem no fortalecimento do SUS”, enfatizou.

Participaram da mesa de encerramento o presidente do COSEMS/MA, Frederico Lobato, chefa do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde, Cláudia Fernanda; Subsecretária de Saúde da SES, Liliane Carvalho; representante da Executiva do , Iolete Arruda; representante da SEMUS de São Luís; o diretor geral do Laboratório Central de São Luís, Luís Fernando e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem ABEn-MA, Silvia Cristina Silva.
Veja abaixo os trabalhos selecionados:
Modalidade I:
1º SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO – O USO DO TELENORDESTE NA QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE A GRUPOS VULNERÁVEIS;
2º – ICATU – CAPS ITINERANTE COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA SEDE E POVOADOS DO MUNICÍPIO DE ICATU;
3º – ZÉ DOCA – O CONTROLE SOCIAL NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: O COLETA-MÓVEL DE ZÉ DOCA – MA;
4º – SÃO JOÃO DO CARÚ – ASSISTÊNCIA À SAÚDE AOS AFETADOS PELAS ENCHENTES EM SÃO JOÃO DO CARU – MA;
5º – SÃO LUÍS – IMPLANTAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE REDE DE LABORATÓRIOS LACEM-SL;
6º – BACABAL – TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO EM PRÉ – ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE BACABAL- MA;
7º – ZÉ DOCA – PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NA PRIMEIRA HORA DO PÓS-PARTO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE ZÉ DOCA-MA;
8º – SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE APOIO Á AMAMENTAÇÃO PARA MATERNIDADE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR;
9º – TURILÂNDIA – EXPERIÊNCIA EXITOSA DO PREVENTIVO HUMANIZADO NO SUS;
10° – SÃO LUÍS – FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO MENSAL DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL EM SÃO LUÍS-MA;
11º – SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO – PROJETO TERAPÊUTICO: TERAPIA EM CASA DO CAPS-I DE SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO;
12º – SÃO LUÍS – SISVIGILÂNCIA E O MONITORAMENTO DE MONKEYPOX;
13º – ZÉ DOCA – SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE RESSOCIALIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE EM ZÉ DOCA – MA;
14º – SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE PARTO NORMAL INTRA- HOSPITALAR NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR;
15° – SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – AMPLIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO ÀS GESTANTES NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR;
16° – SÃO LUÍS – AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM UMA ÁREA ESPECÍFICA;
17° – ZÉ DOCA – ENVOLVIMENTO FAMILIAR E EMPODERAMENTO DA GESTANTE NO PRÉ-NATAL DE ZÉ DOCA – MA.
Modalidade II:
EXPERIÊNCIA COSEMS/MA – APOIO INSTITUCIONAL MEDIADO POR TECNOLOGIA: ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL.
Acesse aqui a galeria de fotos.
Por assessoria de comunicação do COSEMS/MA.