COSEMS/MA promove oficina sobre o Novo Financiamento da APS – Previne Brasil

07/12/2021

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MA) e Ministério da Saúde, realizaram nesta terça-feira (07/12), em São Luís, a Oficina sobre Financiamento da Atenção Primária à Saúde – Previne Brasil.

O encontro reuniu gestores e trabalhadores da atenção primária de saúde do Maranhão.

Na oficina, foi possível dialogar e tirar dúvidas sobre o novo modelo de financiamento e suas mudanças, além de apresentar sobre os indicadores de desempenho e registro das informações.

Técnicos da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Conass e Conasems promoveram os debates para gestores municipais e técnicos.

Para o presidente do COSEMS/MA, Frederico Lobato “esta oficina é uma oportunidade de nos debruçarmos sobre o Previne Brasil para rever todos os componentes e portarias que foram publicadas e assim, dialogar com os poderes sobre as dificuldades enfrentadas no município para atingir resultados com essa reestruturação proposta pelo novo financiamento para Atenção Primária”.

Participaram da mesa de abertura o presidente do COSEMS/MA, Frederico Lobato; Secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde – SAPS/ Ministério da Saúde, Raphael Medeiros; Secretária Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira; chefe substituta do SEINSF/SES/Ma, Áurea Silva; Diretor do CONASEMS, Hishan Hamida e o Secretário Municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes.

O Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais. Ele leva em conta quatro componentes para fazer o repasse financeiro federal: incentivo com base em critério populacional, captação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

Veja abaixo as apresentações.

Veja aqui a galeria de fotos.

Por assessoria de comunicação do COSEMS/MA