Pesquisa “diagnóstico situacional dos programas e ações relacionados à PNAN”
15/09/2021
Questionários para a realização de um “diagnóstico situacional dos programas e ações relacionados à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)”, com ênfase na organização e gestão do cuidado ofertado às pessoas com sobrepeso/obesidade, no âmbito da Atenção Primária em Saúde (APS) nos municípios brasileiros.
A pesquisa direcionada para gestores e profissionais da atenção básica da saúde, será respondida por meio de link de acesso online, aplicado no Distrito Federal e em uma amostra de municípios de 23 estados.
O objetivo do projeto é o enfrentamento da obesidade no Maranhão, com ações de educação, gestão e assistência, integrando atividades de formação de profissionais da Atenção Básica de Saúde, com priorização dos profissionais que atuam nos Núcleos Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), atividades de extensão e pesquisa.
Esse diagnóstico permitirá à gestão nacional do Sistema Único de Saúde conhecer quais e como são desenvolvidas as ações de alimentação e nutrição na esfera municipal, especialmente aquelas relacionadas à gestão, prevenção, controle e atenção nutricional prestada às pessoas com sobrepeso e obesidade. De posse dessas evidências, será possível ao Ministério da Saúde fortalecer e aperfeiçoar ações de saúde que visem contribuir para a redução (ou, pelo menos, deter o avanço) da obesidade e de suas repercussões sobre a saúde individual e coletiva e de seus impactos econômicos sobre o SUS.
Acesse aqui o formulário e responda a pesquisa.
Por assessoria de comunicação do COSEMS/MA