Nota de Esclarecimento COSEMS/MA: Notícia falsa sobre a distribuição dos Testes Rápidos do Covid-19
22/04/2020
Em virtude das notícias falsas (Fake News) em circulação acerca do possível desvio dos Kits de Teste Rápido disponibilizados pelo Ministério da Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA) vem a público reforçar que o todo trabalho desenvolvido pelo COSEMS/MA, em defesa dos municípios, é fortalecido conforme prevê a Lei nº 8.080/1990 do §2º, do Art. 14-B, (que institui os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS/MA).
No que se refere a distribuição dos kits de Testes Rápidos do Covid-19 para os municípios, o COSEMS/MA informa, que vem realizado diversas tentativas de diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA), sobre distribuição dos Kists de Teste Rápido que seriam utilizados apenas em profissionais da área da saúde tanto na esfera Federal, como Estadual, Municipal e da rede particular, que estejam sintomáticos de COVID-19, conforme ofício nº 23/2020/SAPS/MS de 31 de março de 2020.
O Conselho esclarece ainda, que todo decisão tomada pelo presidente do Conselho, Vinícius Araújo é de comum acordo com a Diretoria Executiva e membros do COSEMS/MA. Reforçamos ainda que não tivemos contato com esses Kists e que aguardamos resposta da SES/MA para distribuição dos testes aos municípios.
O presidente do COSES/MA sempre presou pela transparência com seus associados e sociedade civil e jamais cometeria tal imprudência citada na matéria divulgada pelo blog “A cidade de Verdade”. Lutamos diariamente por um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade e democrático para os nossos municípios, e que qualquer movimento que caminhe contramão desse trabalho é encarado com tolerância zero.
Além disso, o COSEMS/MA reforça a necessidade de os profissionais da saúde e a população não compartilharem informações que possuam origem duvidosa ou que não sejam fidedignas, tendo em vista a crescente distribuição deliberada de desinformação e boatos, as Fake News (notícias falsas).
Veja a nota completa aqui: Nota de Esclarecimento COSEMS
Por assessoria de comunicação do COSEMS/MA