Reforma tributária na saúde e o novo regimento fiscal é discutido durante fórum
27/11/2019
Para discutir os impactos da reforma tributária na saúde e o novo regimento fiscal, foi realizado nesta sexta-feira (22), em São Paulo, na sede do Banco do Brasil, reunião CONARES e 4º Fórum de Debate “Novo Regime Fiscal: Efeitos na Saúde”.
O encontro promovido pelo COANASEMS, reuniu nomes de destaque da economia nacional, como Armínio Fraga e o economista sênior do Banco Mundial, Edson Araújo.
Durante o evento foi apresentado dados históricos que demonstram que o gestor federal do SUS, vem migrando a responsabilidade do financiamento e neste processo os municípios aumentaram significativamente o aporte de recursos próprios em ações e serviços públicos de saúde.
Durante o fórum, o presidente do Conasems, Wilames Freire enfatizou que “limitações no orçamento da União, que detém grande parte da arrecadação, não deveriam atingir os gastos com as ações e serviços de saúde. O crescimento e envelhecimento da população, o aumento de desempregados que perderam seus planos de saúde, a incorporação de novas tecnologias, o maior número de pacientes com doenças crônicas oneram os gastos da saúde muito além da inflação, sobretudo para os municípios, esfera de governo com menor poder de arrecadação”.
Assessoria de comunicação do COSEMS/MA, com informações do CONASEMS.