COSEMS/MA participa do 7º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, em Fortaleza
03/05/2019
Sendo a 3ª delegação com mais participantes (108), o COSEMS/MA, esteve entre os dias 29 de abril e 1º de maio no 7º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e XVIII Congresso do COSEMS/CE, em Fortaleza-CE, no Centro de Eventos do Ceará.
Com o tema “Atenção Básica e Regionalização: Desafios e Perspectivas”, os mais de 1400 congressistas tiveram acesso à ampla programação durante os três dias de evento com debates, mesas, painéis e feira de exposição nos stands dos estados.
No primeiro dia (29) de congresso, foram realizadas diversas atividades, dentre elas, mesa sobre “Governança e Tecnologia de Informação”; “Políticas Públicas – Experiências Exitosas” e a conferência “Os Desafios da Gestão na 5ª Capital do Brasil”.
Na solenidade de abertura estiveram presentes presidentes de todos os COSEMS das duas regiões, o Secretário de Estado de Saúde do Ceará, Carlos Rodrigues, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, o presidente do Conasems, Mauro Junqueira e os vice-presidentes da entidade, Charles Tocantins e Willames Freire.
No segundo dia de evento (30), o COSEMS/MA participou de dois painéis, “Judicialização na Saúde” e “Atenção Básica: Experiências Exitosas”, com a contribuição do presidente do COSEMS/MA, Vinícius Araújo, relatando a experiência bem sucedida do Maranhão com a Planificação e qualificação e organização da rede.
Ainda no terça-feira (30), Vinícius Araújo coordenou a mesa “Atenção Básica: desafios e perspectivas após 30 anos de SUS”. Na mesa: Erno Harzheim (Diretor Geral do Departamento de Atenção Básica do Mistério da Saúde) e Hisham Hamida (diretor financeiro do Conasems). O painel de destaque discutiu a ampliação do horário de atendimento em Unidades Básicas de Saúde, a decisão do governo em priorizar municípios de médio e grande porte e a demora do Ministério da Saúde em cumprir oito pactuações que foram feitas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e que ainda não foram publicadas como portarias no Diário Oficial da União.
Mostra de Experiências Exitosas
Com 49 trabalhos selecionados na Mostra Norte e Nordeste e 74 na Mostra Ceará, os congressistas puderam compartilhar as mais diversas experiências possíveis de replicar dentro dos municípios. O Maranhão nesse contexto, apresentou dois trabalhos: Município de Pinheiro – Maternidade Invisível, com a autora Paula Machado e a premiada no evento, do Município de Alto Alegre do Pindaré – Organização do Processo de Trabalho na Atenção Primária em Saúde utilizando Ferramentas Analisadoras e Estratégicas, com a autora Raimunda da Cunha.
A técnica do COSEMS/MA, Francisca Nogueira, discutiu no terceiro dia de evento no painel “Planejamento e Instrumentos de Gestão”, sobre a “Responsabilidade Gestora: PMS/PAS/ Relatório de Gestão”.
No encerramento do congresso, o COSEMS-CE realizou a leitura da Carta de Fortaleza e anunciou o local do 8º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que será em Rondônia.
Veja nossa galeria de foto aqui.
Por: assessoria de comunicação COSEMS/MA