Profissionais de saúde participam de capacitação sobre o vírus Zika
Durante três dias (05, 06 e 07), o Hospital Nina Rodrigues, em São Luís-MA, sediou a Capacitação do Projeto ZIKALAB – multiplicação de conhecimento sobre o vírus Zika. Uma iniciativa da Johnson & Johnson e do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS) em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). No Maranhão, o encontro está sendo realizado através da parceria entre o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA) e a Secretaria De Estado da Saúde do Maranhão (SES).
A cerimônia de abertura (05) contou com a participação da representante do COSEMS/MA, Secretária Executiva, Idalete Rodrigues e da Secretaria de Saúde do Maranhão, através do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (DASCA), Luana Paiva.
O projeto tem o objetivo de cuidar da população mais vulnerável ao vírus Zika: gestantes, mães e bebês nas regiões mais atingidas pela doença no Brasil. Nesta segunda fase, o programa busca capacitar, 500 profissionais diretamente em 240 municípios concentrados nos estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Amazonas e Rio Grande do Norte.
Os módulos do Zikalab terão como foco o treinamento para o diagnóstico, prevenção, formas de transmissão do Zika vírus, o processo assistencial de pacientes, desde a compreensão sobre a distribuição de casos, formas de contágio e diagnóstico, até monitoramento dos casos e estimulação das crianças com microcefalia e/ou síndrome da Zika congênita. Serão também incorporados aspectos relativos aos processos de gestão, avaliação, princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).
A primeira turma da oficina teve a presença de 38 profissionais de saúde, que atuam na Atenção Básica (ESF/NASF), vindo de 17 municípios de todas as regiões do Maranhão. A segunda turma acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2018.
Por: assessoria de comunicação COSEMS/MA