Ferramenta de capacitação a distância de Vigilância em Saúde é disponibilizada pelo Projeto Aedes na Mira

A ferramenta já conta com mais de 2400 inscritos.

No intuito de capacitar os profissionais de saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEp), formula um modelo de capacitação a distância de Vigilância em Saúde com enfoque em ações de controle do Aedes aegypti (doenças transmitidas pelo mosquito configuram graves epidemias no Brasil).

A ferramenta, disponibilizada pelo Projeto Aedes na Mira, aborda com maior profundidade os principais conceitos da vigilância em saúde,  compreendendo melhor seu papel nos serviços de prevenção e assistência do SUS. Buscando assim, estimular a reflexão e a troca de ideias entre os participantes, com exercícios que proporcionam a fixação dos conceitos mais importantes e aplicáveis à vida prática. Possibilitando que os profissionais se sintam mais conscientes e confiantes para executar ações bem-sucedidas de vigilância em seus municípios.

A ferramenta já conta com mais de 2400 inscritos, e para participar, basta se escrever pelo site da ProEpi.

Na capacitação, serão discutidos aspectos importantes dos sistemas de vigilância de um ponto de vista local, regional, estadual e federal, além dos sistemas de informação em saúde mais relevantes para a gestão. Também será possível compreender as principais áreas de vigilância em saúde, suas formas de execução e como funciona a integração entre elas.

Nesta ferramenta, serão apresentados conceitos fundamentais para a identificação das espécies, informações sobre seu comportamento, ciclo de vida e as doenças transmitidas por elas. Temas como a importância da Vigilância Epidemiológica desses insetos e os indicadores entomológicos para as principais espécies também serão abordados. Por fim, temas de aplicação prática como os métodos de controle vetorial, o manejo integrado de vetores e os conceitos de segurança no trabalho serão discutidos.

COSEMS/MA, COM INFORMAÇÕES DO CONASEMS