Lago da Pedra realiza a Pré Conferência Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde, respeitando a Lei n 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovenamentais de recursos financeiros na área da saúde, realizou na noite do dia 18 de Maio do ano em curso a Pré Conferência Municipal de Saúde no Povoado Santa Tereza, com o tema: “ A Participação Social no Controle da Vigilância em Saúde”. Na oportunidade foi evidenciada a importância da participação da comunidade em um evento deste porte bem como apresentado as ações de monitoramento e controle, identificando e explicando os principais problemas de saúde e o comportamento dos principais indicadores de saúde, permitindo com isto a participação para o planejamento de saúde deste Munícipio de forma mais participativa.
O principal objetivo deste momento é realizar a análise da situação de saúde da população,
articulando – se num conjunto de ações que se destinam a controlar determinantes e riscos a saúde da população que vivem neste território, garantindo a integralidade das ações. Durante o momento de participação social foi suscitado temas no campo da vigilância tais como: Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância Sanitária e do óbito.
A Pré Conferência foi ministrada pala Coordenadora da Vigilância em Saúde do referido Munícipio, com a participação da equipe da Organização da IX Conferência Municipal de Saúde que realizara – se dia 28 de junho de 2017 no Auditório da Prefeitura Municipal desta Cidade, e trabalhará a temática: Vigilância em Saúde: “Direito, conquistas e Defesa de um SUS de mais qualidade”.
Durante a participação da comunidade foram expressas as inquietações daquela comunidade e possibilitado o planejamento para solucionar e ou minimizar os problemas, desta forma, efetiva – se a democracia por meio da inclusão de novos sujeitos sociais no processo de Gestão do SUS como participantes ativos nos debates, formulações e fiscalização da politicas desenvolvidas pela saúde pública.
Momento de interação e produtividade foi apontado, favorecendo com isto mecanismo nos quais uma sociedade organizada, tem por sua vez o exercício pleno da cidadania e de direito.