Reunião do CONARES acontece durante III Congresso do Maranhão
Reunião do CONARES acontece durante III Congresso do Maranhão
isalena
sab, 11/12/2016 – 20:53
A primeira parte da reunião do Conares aconteceu nesta segunda-feira (26), o encontro segue até terça-feira (27) durante a programação do Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão, em São Luís. Dentre os assuntos discutidos, estão a Residência Médica e Mais Médicos, a pauta da próxima CIT, aprovação da Consulta sobre alteração do Estatuto do Conasems, entre outros.
No primeiro dia de reunião foi pactuado a proposta de alteração na Minuta de Portaria que institui, no âmbito do SUS, como um dos componentes do Plano Nacional de Formação de Preceptores, o incentivo para qualificação da preceptoria em programa residência de medicina geral de família e comunidade. A mudança foi em relação ao incentivo que precisa ser calculado por vaga existente de preceptoria e não por preceptor, como proposto anteriormente. Este encaminhamento será ponto de pactuacao na Cit na próxima quinta-feira (29).
De acordo com Felipe Proenço, do Ministério da Saúde, essa portaria visa a valorização da preceptoria. “Ela deve obedecer a proporção de um preceptor para cada três vagas de residente”, ressaltou. O diretor administrativo do Conasems, Marcelo Bósio acrescentou que “é preciso entender a preceptoria como um conjunto de medidas para a formação”
Sobre a alteração do Estatuto do Conasems, foi aprovada uma consulta aos secretários que ficará aberta durante 90 dias para contribuição. “Uma comissão formada pela assessoria jurídica irá analisar as propostas e fazer um filtro que será encaminhado para assembleia geral do Conasems”, explicou a assessora técnica Fernanda Terrazas.
Ainda durante a reunião de segunda-feira, o secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Antônio Carlos Nardi fez uma análise de prioridades da SVS, um panorama sobre a situação das vacinas no país, do controle à dengue no período chuvoso e citou os medicamentos contra Hepatite C que já foram entregues aos estados e a partir de novembro chegarão aos municípios, Além disso, ainda foram dados os informes sobre as participações em mesas de discussões e grupos de trabalho sobre AvaSUS, PMAQ, Pnab, entre outros.
No segundo dia de reunião, terça-feira (27), está prevista a apresentação da atuação dos Conselhos Regionais de Farmácia nos sistemas municipais de saúde e a discussão sobre os resultados de estudos sobre a descentralização do SUS e recomendações políticas.
Fonte: http://www.conasems.org.br/index.php/comunicacao/ultimas-noticias/4137-…