Programa Mais Médicos: Iolete Arruda participa de evento ao lado do Ministro da Saúde na UFMA

Programa Mais Médicos: Iolete Arruda participa de evento ao lado do Ministro da Saúde na UFMA
isalena
sab, 11/12/2016 – 18:56

Ao lado de dezena de autoridades, entre elas, o governador do Maranhão, Flávio Dino, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a presidente do COSEMS/MA – Iolete Soares Arruda participou, na tarde desta terça-feira(03), no auditório Central da Ufma, no Bacanga, da solenidade de recepção dos 118 médicos que atuarão em 39 municípios do Estado a partir do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal.

Programa Mais Médicos Iolete Arruda participa de evento ao lado do Ministro da Saúde na UFMA

Ao lado da vice presidente da entidade, Maria José Coutinho e apoiadores, Iolete Arruda falou da importância do programa para o Maranhão. “Ainda estamos muito aquém do ideal, mas, sem sombra de dúvida, esse programa ajudou a melhorar a qualidade do serviço prestado na saúde ao povo do Maranhão”, enfatizou a presidente. A maioria dos médicos que atuará no Maranhão tem formação no próprio Estado e, segundo dados do Ministério da Saúde, 95% das vagas preenchidas nas cidades maranhenses são ocupadas por brasileiros.

Na solenidade de acolhimento, que contou com a presença de prefeitos, deputados, secretários e profissionais da área médica, o ministro Arthur Chioro destacou ainda a abertura de cursos de Medicina que acontecem em todo o Brasil e anunciou a abertura de mais vagas para o Nordeste a partir de ação conjugada com o Ministério da Educação. “A atenção básica é dever do município, mas o Governo Federal entende a necessidade e trabalha para promover cooperação técnica e parcerias com os estados e cidades,” afirmou Arthur Chioro.

O governador Flávio Dino recepcionou os novos médicos que atuarão nas cidades do interior do Maranhão e destacou o papel importante da atenção básica na construção de uma política pública de saúde exitosa. Segundo o governador, a atenção básica, unida à melhoria das condições sanitárias dos maranhenses e a regulação única para a saúde são as diretrizes fundamentais à lógica administrativa da pasta da Saúde no Estado.

Governador do Estado, Flávio Dino

Flávio Dino agradeceu ainda a presença do ministro no Maranhão e aos médicos que trabalharão para promover saúde pública com qualidade no Estado. “Este é um momento importante que marca o êxito de uma política acertada, pois tem a aprovação da sua excelência, o povo”, disse. O governador aproveitou para elogiar também o avanço no diálogo com a classe médica brasileira por parte do Governo Federal.

O Maranhão, segundo dados do Conselho Federal de Medicina, é o Estado com o menor número de médicos por habitante do país. A chegada dos novos profissionais e o início das atividades já esta semana ajudarão a diminuir esse déficit. Segundo o Ministério da Saúde, outros 630 participantes do programa já estavam atuando no Maranhão.(ICL)

Galeria de Fotos