Presidente do COSEMS/MA participa de reunião para receber diretrizes sobre o MAC

Presidente do COSEMS/MA participa de reunião para receber diretrizes sobre o MAC
isalena
sab, 11/12/2016 – 18:41

Juntamente com outros 48 secretários municipais que aderiram ao Sistema de Média/Alta Complexidade, durante toda a manhã desta quarta-feira(11), no auditório da Secretaria de Saúde, na Casa do Trabalhador, a presidente do Conselho de secretários  de Saúde do Estado do Maranhão – COSEMS/MA – Iolete Arruda esteve participando de uma reunião com a subsecretaria de Saúde do Estado – Rosângela Curado e demais técnicos da Unidade Gestora da SES.  

Presidente do COSEMS/MA participa de reunião para receber diretrizes sobre o MAC

O encontro teve como objetivo orientar os secretários como gerenciar o MAC. Os secretários receberam orientação sobre vários temas, entre eles, responsabilidade do gestor municipal no que se refere ao controle e avaliação, sistema de informação/faturamento e processamentos de dados, auditoria do sistema, entre outros.

“É de praxe esse tipo de encontro acontecer quando o município adota o MAC, haja vista que a transferência de recurso do MS deverá ser repassado para o próprio município, devendo está o gestor preparado para fazer a aplicação necessária, após a pactuação”, explicou Iolete.

A subsecretária explicou que o sistema visa ofertar atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, geralmente inseridos no núcleo familiar.

“Estes serviços demandam maior especialização no acompanhamento familiar e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Requerem, ainda, intensa articulação em rede para assegurar efetividade no atendimento às demandas da família e sua inserção em uma rede de proteção necessária para a potencialização das possibilidades de superação da situação vivida”, explicou Curado.

Participou da reunião representantes da unidade gestora de regulação, controle e avaliação dos sistemas de saúde, departamentos de média e alta complexidade, programação das ações de saúde, processamentos de informações, e cadastro nacional de estabelecimentos de saúde – CNES.