Mais Médicos: Representante do COSEMS/MA participa de evento no Rio Poty
Mais Médicos: Representante do COSEMS/MA participa de evento no Rio Poty
isalena
sab, 11/12/2016 – 19:07
A apoiadora do Conselho de Secretários de Saúde do Estado do Maranhão – COSEMS/MA – Denise Farias esteve representando a presidente da entidade – Iolete Soares Arruda durante a I Oficina de Integração da Atenção Primária e Vigilância em Saúde com foco no Programa Mais Médicos no Maranhão – Edição Região Metropolitana de São Luís.
O evento ocorreu nesta quarta-feira(11), no salão Babaçu, no hotel Rio Poty. Além de apoiar a implantação do Programa Mais Médicos nos municípios da região metropolitana de São Luís, o encontro tem como objetivo discutir a relevância da Atenção Primária nos municípios que compõe essa área e, ainda, criar um espaço de qualificação e troca de experiências entre médicos e gestores.
A oficina foi fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, Conselho de Secretários de Saúde do Estado do Maranhão – COSEMS, Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão – UNA-SUS/UFMA.
Além da representante do COSEMS/MA, esteve participando do encontro as professoras Luciane Brito(UNASUS/UFMA), Maria do Carmo Lacerda(MEC), Nair Portela(CCBS/UFMA), Alexsana Sposito Tresse(MS), a secretária de Saúde do Município – Helena Duailibe Ferreira e a secretária adjunta de Saúde do Estado – Rosangela Curado.
Ao fazer uso da palavra, a apoiadora Denise Farias explicou aos presentes o papel do COSEMS/MA no processo de efetivação do programa Mais Médico. “A nossa entidade tem como função precípua trabalhar pela autonomia dos municípios, congregando os gestores municipais de saúde, atuando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações para seus membros através da participação efetiva na formulação das políticas públicas de saúde em todo Estado”, enfatizou.
Ao longo do dia, vários temas foram debatidos, entre eles, o papel da Ufma no fortalecimento do programa, a importância dos sistemas de informações na consolidação dos indicadores de saúde e, ainda, a integralidade da atenção primária coma vigilância em saúde como prioridade para o Maranhão.