Imperatirz/MA é destaque no 4º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde
Imperatirz/MA é destaque no 4º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde
isalena
dom, 11/13/2016 – 10:12
O projeto teve seu início em 2014 com a implantação por território em Imperatriz para multiplicar a ideia que surgiu no ministério da saúde, Rio de Janeiro, e agora aqui no congresso para que outras cidades possam seguir o modelo do nosso trabalho. Por último está sendo feito a etapa onde participam todos os municípios daquela regional e fazer um mapa de todos os pacientes estão sendo acompanhados durante o tratamento.
Em pouco mais de dois anos e meio de existência, o grupo conseguiu elaborar e aprovar junto ao MS quatro projetos voltados para o protagonismo de usuário e familiares na reabilitação psicossocial, geração de renda, cultura e arte. Também promoveu diversas atividades que promoveram o melhor desempenho dos trabalhos desenvolvidos. Outro resultado importante foi a classificação do município como rede em Formação no intercâmbio entre experiências e supervisão clínico-institucional, onde 20 trabalhadores da RAPS de Imperatriz passaram por formação no Rio de Janeiro com a equipe de Resende-RJ. Em 2015 o grupo elaborou um projeto de Matriciamento em saúde mental por região que foi incorporado pela participação do município junto a chamada pública Ministério da Saúde para o projeto Engrenagens da educação permanente junto aos serviços da RAPS.
O projeto de intercambio interno ficou em quinto lugar no prêmio INOVASUS 2015, na região Nordeste. Ainda se configurou atividades do grupo a construção junto as equipes dos Centros Terapêuticos Institucionais desses serviços.
O trabalho passou a ser multiplicado na cidade de Imperatriz inicialmente com oficinas, seminários. O resultado desse trabalho gerou a redução da crise no município de quase 100%.