Experiência exitosa do município de Altamira do Maranhão/MA no eixo estrutura do programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – QUALIFARSUS
Experiência exitosa do município de Altamira do Maranhão/MA no eixo estrutura do programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica – QUALIFARSUS
isalena
dom, 11/13/2016 – 10:16
O Secretário Municipal de Saúde, Wiherlan do Vale Nascimento, foi convidado a participar da oficina promovida pelo Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFARSUS) durante o 4º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde e 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, em Palmas/TO.
No município de Altamira do Maranhão as principais causas de morte são: Doenças do aparelho circulatório; Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas. A Rede de Saúde Municipal conta com 5 Unidades Básicas de Saúde; 1 Central de Assistência Farmacêutica; 1 Pólo da Academia de Saúde; 1 Posto de Saúde e ainda, com: 5 ESFs; 2 ESBs e 1 NASF. A estrutura física compreende 1 CAF (Farmácia central – clientes e Farmácia Central – Farmácias Básicas) 4 Farmácias Básicas (Farmácia Básica – clientes).
Adesão:
Realizada no final ano de 2014, onde foi assinado o termo de adesão. Publicação da portaria de habilitação o município e oficina de Implantação do Eixo Estrutura do Qualifar-SUS em 2015.
Implantação do Sistema Hórus, que hoje funciona através da conectividade de acesso via modem 3G. Por haver dificuldade de acesso à internet banda larga,
Abastecimento do CAF- Realizado baseado na RENAME e protocolos da Atenção Básica, onde é enviado o pedido a distribuidora licitada e entregue na CAF. E em relação à FB – Realizado baseado na planilha de controle entregue na CAF pelos enfermeiros da ESFs.
Sobre os Recursos Financeiros Recebidos e execução, o Secretário informou que o recurso de custeio de R$ 24.000,00 e o recurso de investimento de R$ 11.200,00. Na Gestão e Recursos Humanos a Coordenação conta com Farmacêutico responsável técnico da FB e supervisão – Farmacêutico do NASF. No controle e dispensação – atendente das FB. A compra para a CAF é solicitada pelo Coordenador da AF, que por sua vez dispensa paras a FB, de acordo com o que solicitado pelo enfermeiros de cada UBS.
Tendo em vista as mudanças ocasionadas na assistência farmacêutica do município, o Secretário municipal, Wiherlan do Vale Nascimento, conclui que “o QualifarSUS foi um marcador de águas em Altamira do Maranhão, visto que a partir de então conseguimos estruturar uma CAF, implantar um sistema de informação para o controle e distribuição de medicamentos, conscientizar o uso racional da medicação e redesenhar todo o fluxograma da assistência farmacêutica no município”.