COSEMS/MA participa do lançamento do plano de enfrentamento ao Aedes Aegypti
COSEMS/MA participa do lançamento do plano de enfrentamento ao Aedes Aegypti
isalena
dom, 11/13/2016 – 09:25
O Plano de Enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti ,foi lançado nesta última sexta-feira (08), pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro. O evento aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. Marcelo Castro destacou que o Brasil precisa realmente estar envolvido nesta luta. “Municípios, Estados e Governo Federal não têm com vencer essa guerra sem o apoio da sociedade”.
Foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Estado de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o temido Zika vírus, além da microcefalia, com o apoio do Governo Federal.
O Presidente do COSEMS-MA, Vinícius Araújo, participou do lançamento do Plano, firmando total empenho das secretarias municipais de saúde, no sentido de mover toda a rede estadual, com objetivo de fortalecer a rede de assistência à saúde, a mobilização e combate. Reduzindo assim o índice de infestação pelo mosquito. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, o Maranhão registrou 115 casos de microcefalia com suspeita de relação com o vírus Zika. Em todo o Brasil, foram notificados 3.174 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 684 municípios de 20 Estados e no Distrito Federal.
Todo esse trabalho visa interromper a curto prazo a infestação e o aumento de casos das doenças causadas pelo mosquito em prazo mínimo de seis meses. Pretende ainda o plano ampliar o número de veículos usados pelos 03 mil agentes, descentralizar as bases, disponibilizar cerca de 250 motocicletas, pulverizadores costais, ampliar os atendimentos das Redes de Assistenciais da capital e do interior.
Segundo o Vice Governador em exercício, Carlos Brandão, que esteve na solenidade, “O Estado precisa do apoio dos municípios fazendo o trabalho de conscientização e mobilização da sociedade, fazendo esse trabalho corpo a corpo”.
Logo após a apresentação do Plano de Enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, O Presidente do COSEMS/MA, Vinícius Araújo esteve reunido no Palácio dos Leões com as Instituições do Comitê Interinstitucional, ora estabelecido naquela ocasião através de decreto. Que mediante situação emergencial no nosso estado, 10 milhões serão investidos no processo de combate ao mosquito repassados aos 217 municípios.
Segundo a Superintendência da Vigilância Epidemiológica, esta ação proposta envolve, além da sociedade civil, o Governo Estadual, Federal, FAMEM, COSEMS e Ministério Público.
