Entrevista com Presidente do COSEMS/MA, Vinicius Araújo

Entrevista com Presidente do COSEMS/MA, Vinicius Araújo
admin
ter, 09/13/2016 – 22:47

O Presidente do COSEMS/MA, Vinícius Araújo é um trabalhador intransigente por um SUS universal e de qualidade. Para ele o COSEMS tem um papel fundamental neste desafio.

 

O senhor tem uma grande experiência na saúde pública. E agora é presidente do COSEMS/MA. Qual a importância deste Conselho que completa agora 25 anos? 

Vinicius Araújo: O COSEMS-MA tem como papel principal e de suma importância lutar pela autonomia dos municípios e pelo desenvolvimento organizacional das secretarias municipais de saúde, além de congregar as secretarias municipais de saúde do estado do maranhão e todos seus secretários, representar todos os secretários municipais de saúde em defesa de um SUS Universal, integral e equânime. O objetivo é proporcionar ao usuário do SUS um atendimento digno, humanizado e com qualidade, com o pensamento voltado para uma atenção primária resolutiva onde seja realmente a ordenadora e coordenadora do cuidado, sendo responsabilidade e dever de cada município fazer com a maior eficiência possível.

Outro papel é defender uma regionalização solidaria onde os serviços de saúde de média e alta complexidade sejam compartilhados para um melhor atendimento de todo o usuário de uma determinada região de saúde, levando em conta o acesso, capacidade instalada e principalmente respeitando que o usuário deve ser atendido o mais próximo possível da sua residência, tudo isto respeitado um sistema de regulação regional e estadual.     

 

Como O senhor consegue conciliar o trabalho de Secretário de Saúde com tantas outras atividades? 

V.A: Quanto se tem amor por aquilo que fazemos – como tenho pelo SUS – fazemos com prazer e acabamos encontrando tempo para todas as demais atividades, somos verdadeiramente uns “bandos de loucos pelo SUS”, como costuma dizer minha amiga Cristina, Coordenadora da Comissão Intergestores Regional, da Região de Saúde de Zé Doca.  

 

De que forma o apoio do COSEMS/MA pode contribuir para o desenvolvimento da saúde em um município? 

V. A.: Apoiando integralmente todas as secretarias municipais de saúde do estado do Maranhão, olhando não apenas o município, mas a região de saúde como o todo, para que o usuário possa ter um atendimento integral começando pela Atenção Primária e havendo necessidade de seguimento, ter esse atendimento dentro da própria região de saúde.  

 

Nestes 25 anos de atividades, aponte algumas conquistas. 

V. A.: Tivemos várias e dentre elas destacamos algumas na Atenção Primária tais como: PROVAB que deu um grande passo para ampliação do programa mais médico, onde o estado do Maranhão tem um dos menores índices de médicos/habitante, ou seja, 0,79 médicos/1000 habitantes. Outra vitória foi o programa requalifica SUS onde municípios puderam construir e reformar suas Unidades Básicas de Saúde. Além disto, estamos avançando, vencendo as dificuldades, para que em breve possamos consolidar nessa nova administração, nossa Regionalização Solidária. 

 

Nos fale dos desafios para os próximos anos?

V. A.: São muitos. Resolver o problema do financiamento do SUS, que é o principal deles. Além disso, precisamos qualificar a Atenção Primária, Regionalização Solidaria, Implantação das Redes de Atenção à Saúde, PGASS- Programa Geral das Ações e Serviços de Saúde, visto que a PPI (Programação Pactuada Integrada do Maranhão) está defasada, pois foi realizada em 2004 e essa crise que atravessa a saúde do Brasil, mas vamos insistir e com certeza alcançaremos nossos objetivos.

Só poderemos fazer um SUS digno e universal com a participação de todos. Só venceremos nossas dificuldades se unirmos todos aqueles que, na luta do dia-dia, sonham com uma saúde pública eficaz para a população maranhense.

Imagem de Destaque
Domingos Vinicius